paz_mundoO acolhimento é o primeiro passo para uma missão autêntica, que avance além das fronteiras de nossas paróquias, atingindo a todos, como propõe o projeto da “Missão Continental”.

Paróquia que não acolhe bem em seu expediente terá carência de operários para sua messe. Terá dificuldade em encontrar discípulos missionários. Assim sendo, o acolhimento deve ser tratado como missão. Uma missão que começa naquele que é o espaço primordial da paróquia: a secretaria paroquial. Graças a Deus nossa paróquia dispõe de um atendimento exemplar na pessoa do secretário Eluan Correia e do pároco Pe. Alexandre Márcio, sempre tratando nossos fiéis com todo o respeito que merecem.

Dentre os departamentos mais importantes de uma instituição está a sua secretaria, pois nesse espaço as primeiras informações começam a tomar seu curso e favorecem o crescimento da instituição. Sob esta perspectiva a secretaria é um espaço de grande importância, porque é nela em que as pessoas são atendidas. É na secretaria que percebemos o grau de organização de uma paróquia, pois ali se encontram os elementos estruturais da vida paroquial.

A secretaria paroquial atua como representante pessoal, responsável pela transmissão cuidadosa de informações ao pároco e pela execução correta de suas comunicações e instruções. Os encontros que acontecem na secretaria podem afirmar o direcionamento que o gestor está apresentando como referencial de caminhada ou negá-lo. A atenção para o espaço da secretaria compreende dois aspectos importantes: o espaço da secretaria e a secretária em si. Tanto no atendimento como no arquivamento das informações o trabalho deve expressar o carinho e o cuidado para com as pessoas.

Funções fundamentais que devem oferecer uma secretaria paroquial:

  1. Planejar e controlar a rotina de registro dos livros da paróquia;
  2. Organizar e manter atualizada a agenda da paróquia e dos padres;
  3. Despachar com o pároco e distribuir tarefas a seus auxiliares na vida pastoral da paróquia;
  4. Cabe ao secretario recepcionar as pessoas e manter contatos de interesse da paróquia;
  5. Assessorar, transmitir informações e executar as tarefas que são confiadas ao secretário.

A eficiência do secretário dependerá de seu preparo e da sua flexibilidade em concatenar várias ações ao mesmo tempo, sem desperdiçar tempo.

Nossa secretaria funciona de 8 às 12 horas e das 14 as 17:30, atendendo tanto os paroquianos da sede como os do campo, das CEB’s rurais.

Os principais serviços prestados são:

  1. Atendimento para a devolução do dízimo.
  2. Solicitação de documentos como batistérios e certidões de casamento.
  3. Recebemos a documentação para os processos de matrimônio, para o sacramento de batismo e outros.
  4. Atendimento de confissões, o sacramento da cura espiritual.
  5. Solicitações de celebrações de ação de graças, ou Missa de 7º dia, ou uma celebração eucarística em honra a algum santo ou santa de devoção a algum de nossos fiéis por promessa, pode também ser efetuado por um telefonema.

Documentos necessários para o processo de casamento:

  • Cópia de certidão de nascimento do noivo e da noiva.
  • Cópia do RG do noivo e da noiva.
  • Certidão de Batismo original do noivo e da noiva (encontra-se na paróquia onde foram batizados).
  • Cópia do comprovante de residência do noivo e da noiva.
  • Telefone de contato do noivo e da noiva.
  • Nomes das testemunhas de casamento do noivo e da noiva. Os padrinhos.
  • Caso já sejam casados no civil, xérox da certidão de casamento.

Obs.: caso um dos nubentes seja menor, é necessária a participação de um responsável neste processo, principalmente na entrevista, ressaltando; só se for menor.

Após toda esta documentação ser estudada pelo sacerdote, marca-se uma entrevista com o casal para acompanhamento e definição da data da cerimônia.

icone-do-telefone

Tire suas dúvidas! Ligue em horário de atendimento para (77) 3436-1407 e fale com Eluan.


Você pode encaminhar suas dúvidas ou solicitações ao atendimento da Secretaria Paroquial através do formulário abaixo: