Festa do Padroeiro Titular Senhor do Bonfim 2017, uma síntese

Tags:, , , , , , , , , , , ,

A Festa do Padroeiro é momento em que a comunidade se reúne para honrar o seu Titular. Esse ano a comunidade Católica de Barra do Choça honrou o seu padroeiro titular, Senhor do Bonfim em sintonia cm o ano Jubilar Mariano. O tema da Festa é: “Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe”.

É costume de esta comunidade realizar uma novena em preparação da festa. Esse ano as celebrações começaram no dia trinta de dezembro de dois mil e dezesseis e terminaram no dia sete do mês de janeiro do presente ano.

No primeiro dia da novena, o convidado para refletir o tema: “ Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela é a serva humilde do pai que transborda a alegria do louvor”, foi o arcebispo de Vitória da Conquista Dom Luís da Silva Pepeu. No segundo dia, o padre Edilberto Amorim, ajudou a comunidade a refletir o tema: “Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela é a amiga sempre solicita para que não falte o vinho na nossa mesa”.

No terceiro encontro o tema: “Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela é aquela que tem o coração trespassado (sic.) pela espada que compreende todas as pena, foi refletido pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Estevam. No quarto dia a comunidade, juntamente com o padre Noel Novais, refletiu o tema” Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque, ela deixou se conduzir pelo Espirito Santo através de um itinerário de fé rumo a uma destinação deita de serviço e fecundidade.

Já no quinto encontro, o padre Paulo Catarino, refletiu com a comunidade o tema: “Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela é missionaria, que se aproxima de nós para nos acompanhar ao longo da vida abrindo os corações a fé com seu afeto materno”. “Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela como uma verdadeira mãe caminha conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus”, foi o tema ministrado pelo padre Luís Claudio no sexto dia da novena. O padre Antônio Melo foi o convidado para refletir o tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela como mãe de todos é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça, no sétimo encontro do novenário.

No oitavo encontro, a comunidade juntamente com o padre José Vasconcelos dos Santos, o querido padre Vasco, refletiu o tema: “Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela é a mulher de fé que vive e convive na fé e a sua excepcional peregrinação da fé representa um ponte de referencia constate para a igreja “. No nono e último dia de novena “Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria para que ela nos ajude a anunciar a todos a mensagem de Salvação”, foi o tema refletido por padre Frenilson Brito, que já fez pastoral na cidade quando seminarista.

A preparação foi longa e bela, as palavras proferidas, iluminadas. A comunidade está pronta e ansiosa para a Festa do Padroeiro Titular Jesus o Senhor do Bonfim que foi realizada no dia oito de janeiro de dois mil e dezessete, da qual falaremos mais extensamente em uma próxima oportunidade.

Acompanhe todas as fotos do novenário e Festa do Senhor do Bonfim em nossa galeria, clique aqui.