Dom Darci avalia 5º Encontro da Pascom: “um passo importante”

Tags:, , , ,

Categories: Events,Notícias

Mais de 900 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e da Pastoral Litúrgica participaram do 5º Encontro Nacional da Pascom, realizado em Aparecida (SP), entre os dias 14 e 17 de julho.

Durante quatro dias de evento, os participantes refletiram sobre o tema “Comunicação e Liturgia”. Foram realizadas conferências, celebrações, seminários, visita guiada ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e trabalhos em grupo. O arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Darci José Nicioli, ressaltou a transversalidade da Pastoral, avaliando a realização como um “passo importante na caminhada”.

dom_darci_53ag“Este encontro reafirmou, com ampla participação e entusiasmo, a transversalidade da Pastoral da Comunicação. Existimos para servir as outras pastorais da Igreja. Precisamos, cada vez mais, nos qualificarmos para ajudar as outras pastorais no enfrentamento do santo desafio de comunicar Jesus Cristo, com eficiência e fervor”, disse dom Darci.

O arcebispo reiterou que a missão da Pascom está “estreitamente vinculada à evangelização” e alegrou-se pelos momentos de estudo, debate e celebração durante o Encontro.

“Demos um passo importante na caminhada da Pascom Nacional. Saímos daquela necessária fase de apresentar apenas temas internos da própria Pastoral e já trouxemos, para esse encontro, um tema que é sinal para a Pascom caminhar em outras direções. A resposta dos agentes foi ótima e nos sentimos fortalecidos para dar novos passos”, avaliou dom Darci.

“Comunicação e Celebração Litúrgica”, “Comunicação e Anúncio da Palavra”, “Comunicação e Linguagem Visual” e “As novas tecnologias e a Liturgia” foram as conferências propostas durante o encontro, ministradas por especialistas em liturgia e comunicação.

Durante o evento, os participantes ainda vivenciaram as celebrações da Misericórdia e Mariana, realizaram visita guiada à Basílica de Nossa Senhora Aparecida e fizeram trabalhos em grupo. Um monólogo sobre a história de Santa Teresinha de Lisieux, apresentado pela atriz Gabriela Cerqueira, marcou a noite cultural de sábado.

Fonte (Canção Nova)

Author: Pascom

Deixe uma resposta