1ª noite da Festa em Louvor a Santo Expedito

Tags:, , , , ,

É tempo de alegria! Toda a Paróquia Senhor do Bonfim está celebrando a Festa em louvor a Santo Expedito, este exemplo de vida entregue a Deus. A festa tem como tema central, “Santo Expedito nos ajude a sermos responsáveis pela casa comum, o lugar onde habitamos”. Nesta terça feira, a 1ª noite teve como tema: Santo Expedito, modelo de fé e prontidão ao chamado de Deus.

Festa Santo Expedito, 1ª noite

Conheça um pouco da história deste grande homem, o santo das causas urgentes e impossíveis.

Santo Expedito era Romano e Comandante da XII Legião Romana que tinha a função de proteger Roma de bárbaros asiáticos. Para ser comandante de uma Legião Romana era preciso muita competência e bravura. Ele se tornou famoso por manter a disciplina dos soldados e todos o respeitavam. Por outro lado, como a maioria dos soldados romanos, o Comandante Expedito tinha uma vida devassa, rodeada de luxo, prazeres e fama.

Festa Santo Expedito, 1ª noite

O Comandante Expedito conheceu o cristianismo através de seus próprios soldados cristãos, e nas andanças que fazia, além disso, teve contato com um soldado que morreu como mártir. Mas apesar de ser simpático a mensagem de Jesus, admirar os ensinamentos do Mestre de Nazaré e via no Evangelho palavras que ninguém jamais tinha dito antes na história humana, e até pensava em se converter, cometia o pecado da procrastinação, que é deixar pra depois. Expedito adiou o chamado de Deus por anos.

Festa Santo Expedito, 1ª noite

Depois de alguns anos procrastinando, Expedito foi tocado pela graça de Deus. Certa noite teve um sonho que mudou sua vida. No sonho, com um corvo representando o espírito do mal, grasnava diante dele a palavra cras, do latim, que significa amanhã, deixe sua conversão para amanhã. O corvo grasnava forte e parecia poderoso. Porém, de repente, Expedito decidiu e pisoteou o corvo dizendo: hodie, que significa hoje, em latim. O Comandante Expedito acordou do sonho decidido e confirmou sua conversão. Por isso ele é considerado o Santo das causas urgentes. Convertido, ele continuou por um tempo ainda chefe da sua legião, conseguindo converter seus soldados também ao cristianismo.

Pe. Ednilton

Com a conversão de Expedito e da sua tropa, o imperador Diocleciano começou a perseguir o Santo e seus soldados. A importância de seu posto fazia dele uma influência muito forte a favor do Cristianismo dentro do Império Romano. Por isso, ele se tornou alvo especial do Imperador. Foi preso e forçado a renunciar sua nova fé, ordem que Expedito não cumpriu. Foi chicoteado e por fim, não renunciando à sua fé, Santo Expedito foi decapitado com espada, por ordem do Imperador Diocleciano, no dia 19 de abril de 303, em Melitene na Armênia.

Como Santo Expedito foi morto por causa de Jesus Cristo, ele se tornou um mártir da Igreja e santo reconhecido oficialmente.

É representado como um Comandante Romano, vestindo uma túnica branca, uma armadura de superior e um manto vermelho sobre os ombros. Em sua mão direita ele levanta uma cruz com a palavra Hodie (Hoje). Na mão esquerda ele tem uma palma, representando o martírio e a vitória dos mártires. Seu pé direito pisa sobre um corvo, que grita a palavra Cras, (amanhã). A imagem simboliza a grande mensagem de Santo Expedito: Não adie sua conversão, não deixe para amanhã aquilo que deve ser feito hoje, não procrastine!

Veja fotos em nossa galeria, clique aqui.