Resutado da enquete: Como você avalia a atuação da Igreja Católica nos meios de comunicação?

Categories: Pascom

enqueteTerminou mais uma enquente em nosso site. A pergunta foi: Como você avalia a atuação da Igreja Católica nos meios de comunicação? No total, quarenta internautas participaram das votação para esta enquete. Para a maioria dos que votaram, a atuação da Igreja é muito boa.

A comunicação é fundamental na evangelização. Ela se faz presente em cada ação que a Igreja realiza: no anúncio do evangelho, nos congressos e reuniões, nas celebrações em comunidade, na tentativa de aproximação com os ndivíduos, entre outras.

A evangelização, missão da Igreja Católica, vai muito além de pregar o evangelho, de acordo com o documento de Puebla (CNBB, 1979, p. 137): “A evangelização tem de calar fundo no coração do homem e dos povos. Por isso sua dinâmica procura a conversão pessoal e a transformação social”. O evangelizador, para bem cumprir sua missão, precisa estar aberto ao diálogo, à compreensão e à manifestação, pois, de acordo com o documento 56 da CNBB (art. 76, online, 1996), “[…] a evangelização exige sempre atitudes de serviço, diálogo e anúncio, mesmo quando é chamada a cumprir tarefas específicas ou particulares”.

“Na comunicação tudo é importante: disposição dos espaços, postura de quem preside, gestos, música, serviço de som, folhetos e outros aspectos que compõem o próprio quadro da comunicação na comunidade eclesial”. (CNBB, Manual da Campanha da Fraternidade, 1989, p. 74).

Percebe-se que na evangelização a comunicação é indispensável, fazendo da Igreja Católica mais um campo em que o profissional de Relações Públicas pode se inserir, tanto para evangelizar através dos meios de comunicação utilizados por essa organização quanto para organizar conferências e visitas do Papa, Bispos e Cardeais aos mais diversos países ou regiões.

Obrigado a você que participou. Em breve uma nova enquete.

* Texto com informações do trabalho “A comunicação na missão da Igreja Católica“, apresentado no IJ 06 – Interfaces Comunicacionais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul e realizado de 26 a 28 de maio de 2011.