Sexta-Feira Santa: A Igreja curva-se sobre o mistério da Cruz

Tags:, , , , ,

Categories: Events,Tempo Litúrgico

Sendo o dia mais importante da Semana Santa, a sexta feira contou com dois eventos marcantes para os católicos da Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antonio do município de Barra do Choça. As 6:00hs da manhã aconteceu a tradicional Via Sacra ao Cruzeiro, local a 2 kms de distância da cidade, onde foi erguido um cruzeiro pelos habitantes mais antigos da cidade e ponto de referência para ritos religiosos católicos.

Sexta-Feira Santa

O segundo momento aconteceu na tarde desta Sexta-Feira Santa na Matriz Senhor do Bonfim, onde centenas de fiéis ocuparam as dependências da igreja em oração e muita contrição, encabeçada pelo nosso pároco, Padre Paulo Raimundo que, num cerimonial muito bonito e rico em religiosidade cristã, que chama toda a comunidade a “beber da água na fonte”, ou seja: é realizada a liturgia da Palavra, encenada pelo Padre, ministros e leitores, que relatam a Paixão de Jesus Cristo, segundo o Evangelho de São João. “Na Liturgia da Palavra, a Igreja curva-se sobre o mistério da Cruz”.

O segundo momento crucial desta Sexta-Feira Santa foi a Oração Universal, realmente ecumênica, onde a Igreja pede que a fonte de graças que jorra da Cruz atinja a todos, reza pelo Papa, os bispos e todo o clero, os leigos e os catecúmenos; pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não creem em Cristo, pelos que não creem em Deus, mas manifestam boa vontade, pelos poderes públicos, por todos que sofrem provações.

Sexta-Feira Santa

Neste dia não acontecem os ritos costumeiros das celebrações, certos procedimentos específicos não são realizados, como: não há a bênção nem o envio. De certa forma, fomos chamados a nos juntar a Maria, aos pés do sepulcro meditando a Paixão e Morte do Senhor até que, após a solene Vigília em que espera a ressurreição, se entregue às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinquenta dias.

O momento da adoração se transforma na confirmação de nossa fé no Senhor Jesus Cristo e, toda a comunidade católica, em procissão, se ajoelha frente ao madeiro em respeito e toca ou beija a Cruz, com o Senhor crucificado, enquanto cantávamos louvores e hinos ao Senhor nosso Deus. Momento de grande adoração, oração e sintonia com Deus!

Acompanhe fotos em nossa galeria.