Assembleia do Vicariato São Mateus

Categories: Formação,Igreja

A Arquidiocese de Vitória da Conquista, como todos sabem, é dividida em Vicariatos para melhor desenvolver seus trabalhos pastorais. A paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antônio de Barra do Choça faz parte do Vicariato São Mateus, vicariato este que se reuniu no dia 07 de dezembro para avaliar a caminhada de 2014 e discutir um pouco sobre a história da CEBS- Comunidades Eclesiais de Base.

1-041-DSCN9096A Assembleia do Vicariato aconteceu em Anagé, na paróquia São João Batista, que é atendida pelo Padre Luiz Claudio. Estiveram presentes representantes das Paróquias de Nossa Senhora de Lurdes – Encruzilhada (Padre Vasco); São Sebastião (Padre Alexandre) – Belo Campo; Nossa Senhora das Graças (Padre Josué) – Cândido Sales; São José (Padre Lenito) – Povoado de Veredinha e Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antônio (Padre Paulo Raimundo – Vigário regional).

Na oportunidade foi apresentado um retrospecto da história de lutas das comunidades eclesiais de base, dirigido por padre Josué, da Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Belo Campo. Ele falou sobre as lutas e os costumes destas comunidades e como elas incomodavam o poder público em busca de melhorias para os mais necessitados. Foi enfatizado também sobre a perca do ímpeto libertador, as comunidades pouco participam atualmente das lutas sociais, das grandes manifestações; esse papel foi assumido pelas associações de bairros que muitas vezes pouco fazem na luta pelas melhorias que facilitariam a vida dos povos mais necessitados.

Em relação às atividades do Vicariato São Mateus, foi discutida a agenda dos próximos encontros e também acerca do curso de teologia do vicariato que acontece em Belo Campo. Novas vagas serão abertas em 2015 e se espera mais participação dos membros das demais paroquias. Veja fotos em nosso site, clique aqui.