Inscrições para Crisma se encontram abertas

Categories: Igreja

pastoraldacrismaA Pastoral da Crisma comunica a toda a comunidade paroquial que as inscrições para a Crisma iniciaram no dia 31 de agosto e ainda encontram-se abertas. Os interessados deverão procurar a coordenação da Pastoral ou a secretaria da Paróquia a fim de fazer sua inscrição. A secretaria paroquial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h  e das 13h às 17h, aos sábados das 8h às 12h.

Ouça o convite do Espírito Santo e diga SIM! Esperamos por você! E se você já é crismado, espalhe essa boa nova aos seus amigos que ainda não têm o sacramento. Com certeza um dia eles irão lhe agradecer por isso!

O que é a Crisma?

A Crisma, ou Confirmação, é o Sacramento pelo qual o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo e propague e defenda a fé. A Crisma é para nós o que Pentecostes foi para os Apóstolos (cf. At 2,1-12).

Nós recebemos o Espírito Santo no Batismo, mas a plenitude dos seus dons recebemos na Crisma. Aí é que estes dons se manifestam com toda a força. ..- É como a flor que desabrocha e exala seu perfume. A matéria da confirmação é a unção do Crisma na testa, junto com a imposição das mãos.

A forma é: “recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”. O ministro da Crisma é normalmente o Bispo, mas em casos extraordinários ele pode delegar algum padre para crismar. O sujeito é todo batizado que ainda não tenha sido crismado, pois o Sacramento da Crisma, por imprimir caráter, é irrepetível.

São três os efeitos deste Sacramento:

• o aumento da graça santificante;
  • a graça sacramental específica, cujo efeito próprio são os 7 dons;
  • o aprofundamento do caráter (marca) na alma, que identifica o soldado de Cristo no combate contra o mal.

Para que o Confirmando com uso da razão possa receber licitamente este sacramento, deve estar adequadamente instruído e em estado de graça e deve ser capaz de renovar as promessas do batismo.