13ª Seminário de Liturgia acontece na Diocese de Itabuna

Aconteceu nos dias 29,30 e 31 de julho, no Centro de Pastoral Diocesano, na Diocese de Itabuna, o 13ª Seminário de Liturgia, que corresponde ao Regional Nordeste 3 da CNBB de Bahia e Sergipe. O evento teve como propósito refletir a liturgia renovada pelo Vaticano II, tendo como foco os elementos expressivos da misericórdia nas…

Dom Darci avalia 5º Encontro da Pascom: “um passo importante”

Mais de 900 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e da Pastoral Litúrgica participaram do 5º Encontro Nacional da Pascom, realizado em Aparecida (SP), entre os dias 14 e 17 de julho. Durante quatro dias de evento, os participantes refletiram sobre o tema “Comunicação e Liturgia”. Foram realizadas conferências, celebrações, seminários, visita guiada ao Santuário…

Julho, mês do Dízimo!

Neste mês de julho todos nós somos convidados a meditar a nossa responsabilidade e participação na comunidade Cristã através do Reconhecimento e Devolução do Dízimo. Sabemos que “todos os dízimos da terra são propriedades do Senhor” (cfLv 27,30) e por isso a nossa fidelidade deve ser constante. Sendo assim nos comprometemos de forma direta com…

Prorrogadas inscrições para 5º Encontro Nacional da Pascom

Os interessados em participar do 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) têm até o próximo dia 15 de junho para fazer inscrição pelo hotsite: encontronacionalpascom.cnbb.org.br. De acordo com a organização do evento, restam poucas vagas. Mais de 750 participantes já estão inscritos. Com o tema “Comunicação e Liturgia”, o evento tem como objetivo…

Qual a origem da festa de Corpus Christi?

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se…

Missa Solene da Santíssima Trindade

No domingo, 22, festejamos a Santíssima Trindade, a missa foi presidida pelo pároco de Barra do Choça, Pe. Paulo Raimundo, na igreja matriz. A Santíssima Trindade vive do Amor e da contínua entrega e acolhimento um do outro na beleza das três pessoas divinas. A humildade é a virtude de Deus. Cada pessoa divina se…